Doppler de carótidas, vertebrais, arterial e venoso de membros inferiores

Para que serve a ultra-sonografia vascular?

A ultra-sonografia vascular é um teste que ajuda no diagnóstico de doença dos vasos, tais como obstruções, tromboses. Pode avaliar dois tipos diferentes de vasos: artérias ou veias.

Preparo para a ultra-sonografia vascular

Não há preparo específico, para maior conforto fornecemos lençóis e shorts descartáveis para serem utilizados durante a realização dos exames

Como é feito ultra-sonografia vascular?

A ultra-sonografia usa ondas de som que não podem ser ouvidas (ultrassom) para produzir imagens dos seus vasos. O médico colocará o transdutor (um pequeno instrumento que parece com um microfone) no local onde seu médico solicitou a avaliação dos vasos. É utilizado um gel sobre a pele no local a ser analisado para ajudar na transmissão das ondas de ultrassom.

Pode haver algum desconforto?

A ultra-sonografia usa ultrassom que não oferece nenhum risco para o corpo. Não há nenhuma exposição a Raio-X e nenhum procedimento cirúrgico é necessário. Algumas vezes, pessoas mais sensíveis se queixam de dor no local quando o transdutor é pressionado para obter as imagens, mas teremos cuidado para reduzir este problema. O gel utilizado é antialérgico e de fácil limpeza.

O que acontece depois que o exame termina?

Após o exame você será liberado e receberá orientações para retirar o seu exame, que estará disponível em até 2 dias úteis. Você poderá reassumir suas atividades normais após o teste. Se você tiver alguma pergunta discuta com o seu médico ou com o profissional que fará o seu exame.

Orientações para o exame

  • Chegar pelo menos 30 minutos antes do horário marcado.

  • Trazer exames cardiológicos anteriores, receita com as medicações em uso e pedido médico.