Ecocardiograma adulto

Para que serve um ecocardiograma?

O ecocardiograma permite determinar o tamanho do coração, a força com que ele está batendo, o funcionamento das valvas, dentre outras informações. Desta forma, auxilia no diagnóstico e tratamento precoce de várias doenças cardíacas.

Preparo para o ecocardiograma transtorácico

Não há preparo específico, para maior conforto solicitamos que as mulheres não venham de vestido, já que a parte superior das roupas são retiradas e fornecemos uma camisola descartável para realização do exame.

Como é feito o ecocardiograma?

Um ecocardiograma usa ondas de som que não podem ser ouvidas (ultrassom) para produzir imagens do seu coração. O médico colocará o transdutor (um pequeno instrumento que parece com um microfone) no seu tórax e obterá imagens do seu coração em movimento. É usado um gel para ajudar na transmissão das ondas de ultrassom.

Pode haver algum desconforto?

O ecocardiograma usa ultrassom que não oferece nenhum risco para o corpo. Não há nenhuma exposição a Raio-X e nenhum procedimento cirúrgico é necessário. Algumas vezes, pessoas mais sensíveis se queixam de dor quando o transdutor é pressionado contra seu peito, mas teremos cuidado para reduzir este problema. O gel utilizado é antialérgico e de fácil limpeza.

O que acontece depois que o exame termina?

Após o exame você será liberado e receberá orientações para retirar o seu exame. Você poderá reassumir suas atividades normais após o teste. Se você, tiver alguma pergunta discuta com o seu médico ou com o profissional que fará o seu exame.

Orientações para o exame

  • Chegar pelo menos 15 minutos antes do horário marcado;

  • Trazer exames cardiológicos anteriores, receita com as medicações em uso e pedido médico;

  • Mulheres: não deverão vir para o exame usando vestido, pois há necessidade de tirar a parte de cima da roupa e usar camisola descartável;

  • Tempo médio de exame de 30 minutos.